Translate this Page

Rating: 3.6/5 (6198 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página



  

 

 

Creme dental Glister


 

VISITE NOSSO SITE:

Pixabay imagens gratuitas



PERFUMES E COLÔNIAS
PERFUMES E COLÔNIAS

PERFUMES E COLÔNIAS

 

Um perfume é capaz de despertar lembranças e acender paixões. Talvez, por isso, as fragrâncias venham seduzindo desde a pré-história. Atualmente, no Brasil, o gosto pelas fragrâncias é tão marcante que coloca o país na primeira posição no ranking mundial desse mercado, segundo dados da consultoria Euromonitor.

Os perfumes da Amway contêm matérias-primas especiais, capturadas pela exclusiva tecnologia ScentTrek. A tecnologia Scent Treck (que se transforma continuamente sobre a pele, proporcionando o prazer inédito de se poder perceber diferentes notas que vão surgindo) da Givaudan, consiste num método único e patenteado de captação de odor que respeita o meio ambiente.

estrutura fragrância

scent treck

captura de odor

Flor de sândalo: planta delicada, com essência única. Levemente picante, a nota floral é confortável e natural. Violeta Chaudard:a violeta odorata é considerada uma jóia entre as flores perfumadas da Europa. A violeta de Chaudard (localidade próxima a Tourettes de Fayence) apresenta uma perfeita essência floral de violeta.

Os cheiros mais cítricos, provenientes de frutas, são os primeiros a serem sentidos em uma borrifada. As moléculas que os compõem são menores e se evaporam mais rapidamente que as restantes – ou seja, são também as primeiras a desaparecer. Duram normalmente os primeiros cinco minutos.

O que fica a seguir é o "corpo", o aroma quase sempre floral que dá personalidade à fragrância. Dura em média trinta minutos.

No fim do dia, ele já tenderá ao amadeirado. Esse é o estágio em que se sentem as notas de fundo, as últimas a ir embora da pele. Dão uma longa duração à criação.

Por causa dessa evolução de um perfume no decorrer das horas é que nunca se deve comprar uma nova fragrância com base na sensação inicial que ela provoca. O ideal é experimentá-la por um dia inteiro. Como compara Alessandra Tucci, da Firmenich, "um perfume é como um namorado ou um marido: só se revela com a convivência".

 

O desodorante colônia tem uma concentração de 8 a 15%, é mais acessível e possui uma boa duração na pele, entre quatro e oito horas.

Aplique nas zonas de maior circulação (pulso, atrás da orelha, pescoço e nuca) Proteja os olhos durante a aplicação. Não aplique sobre a pele irritada

Pimenta de Java, que possui um aroma intenso, descrito como o contraste da combinação de notas amadeiradas com uma aura fresca e picante. Oferece um sensual e atraente toque à fragrância. Fava tonka, planta cujo grão agrega sensualidade aos aspectos amadeirados da fragrância, resultando em uma personalidade quente e preciosa.

COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE OS PERFUMES:

Antes de estar dentro de um frasco extravagante, pronto para ser borrifado na pele, um perfume percorre um longo trajeto, que tem no nariz do perfumista seu estágio mais crucial. Na maioria, esses profissionais trabalham em casas de fragrâncias – empresas que produzem sob encomenda as essências vendidas por marcas famosas. Embora clássicos como o Chanel nº 5 tenham nascido de uma grande dose de pura inventividade, hoje os artistas do cheiro não seguem apenas o seu faro e criam a fragrância que lhes vem à mente. Um bom nariz é sempre guiado por pesquisas de mercado que detectam quais são as tendências ao redor do mundo e os gostos do consumidor. "Quando nos pede um perfume novo, o cliente já delineia seu conceito e o tipo de pessoa que pretende alcançar", diz Alessandra Tucci, diretora de perfumaria para a América Latina da suíça Firmenich.

A maioria deseja transmitir com seu perfume bem-estar, liberdade e modernidade. Outras buscam status, isto é, uma embalagem atraente ou algo que está na moda. "Algo que combina com meu estilo e personalidade" ou "É meu cheiro" são frases que aparecem com frequência nessas pesquisas. Em uma crônica publicada em 1968, a escritora Clarice Lispector explica por que o aroma é algo que está além da razão e de definições objetivas. "Eu me perfumo para intensificar o que sou", escreveu Clarice. "Por isso não posso usar perfumes que me contrariem. Perfumar-se é uma sabedoria instintiva. E, como toda arte, exige algum conhecimento de si própria. Uso um perfume cujo nome não digo: é meu, sou eu. Duas amigas já me perguntaram o nome, eu disse, elas compraram. E deram-me de volta: simplesmente não era delas. Não digo o nome também por segredo: é bom perfumar-se em segredo."

avaliadorTraduzir dados subjetivos em uma marca inédita é um talento em si, e tarefa que cabe a outro profissional: o avaliador. Ao contrário do perfumista, ele não necessita saber discernir todos os ingredientes de uma composição (cada perfume combina, em média, 100 essências diferentes). Mas tem treino para captar as nuances e apontar o que está em excesso ou em falta, até deixá-la ao gosto do mercado. É ele quem diz, por exemplo, que o conjunto deve ficar mais doce ou mais amadeirado, explica Luciana Knobel, diretora criativa de fragrâncias da Givaudan.

Embora os bons perfumes quase sempre cruzem fronteiras – e décadas –, essa é uma química que tem muito de regional. Exemplo: na Itália, lavanda é perfume para homem. Nos Estados Unidos, aromatiza produtos de limpeza. Já no Brasil é a fragrância favorita do público feminino – o que não significa nem que as brasileiras são masculinizadas nem que cheiram a desinfetante, mas sim que o significado dos odores varia conforme o lugar e as experiências vividas. É, por assim dizer, também cultural, além de pessoal. "O olfato está atrelado diretamente à memória e às sensações de prazer e desprazer", explica o otorrinolaringologista Arnaldo Guilherme, da Universidade Federal de São Paulo. Aqui lavanda significa frescor, e em um clima quente sentir-se refrescado é uma necessidade. "Fragrâncias que passam essa sensação de pós-banho vendem como água por aqui", brinca Helena Gracia, gerente de perfumaria.

Em geral, esse frescor vem dos aromas de frutas cítricas, das notas verdes e das florais. Já cheiros muito pesados brigam com os climas tropicais (embora parte do público os a-do-re). Por pesados, entenda-se aqueles perfumes em que predomina uma única flor, geralmente branca, como um jacinto ou uma dama-da-noite – aromas opulentos que reinam absolutos nos Estados Unidos, mas que, no calor, deixam um rastro opressivo.

Os cheiros mais cítricos, provenientes de frutas, são os primeiros a serem sentidos em uma borrifada. As moléculas que os compõem são menores e se evaporam mais rapidamente que as restantes – ou seja, são também as primeiras a desaparecer. O que fica a seguir é o "corpo", o aroma quase sempre floral que dá personalidade à fragrância. No fim do dia, ele já tenderá ao amadeirado. Esse é o estágio em que se sentem as notas de fundo, as últimas a ir embora da pele. Por causa dessa evolução de um perfume no decorrer das horas é que nunca se deve comprar uma nova fragrância com base na sensação inicial que ela provoca. O ideal é experimentá-la por um dia inteiro. Como compara Alessandra Tucci, da Firmenich, um perfume é como um namorado ou um marido: só se revela com a convivência.

 http://www.givaudan.com.br/fragrancias_midia_materia.asp

As fragrâncias são classificadas segundo a concentração ou a porcentagem de essências, na qual determina a sua duração na pele.

O perfume (parfum) inclui até 280 elementos e é composto, em sua maior parte, por óleos essenciais, com uma concentração de 15 a 30%. Tem a maior duração na pele, porém sua quantidade é mais limitada devido a seu custo alto.

A desodorante colônia tem uma concentração de 8 a 15%, é mais acessível e possui uma boa duração na pele.

O body splash tem concentração menor, até 8% e duração de três horas, podendo ser usado em grandes quantidades para prolongar a sensação de frescor na pele.

Os perfumes são feitos de óleos essenciais obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc, também são utilizados compostos químicos aromáticos.

Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos.

A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por 1 ano.

O que diferencia uma deo-colônia de uma perfume é simplesmente a concentração de essência da fórmula, tal concentração, porém, determina o uso mais adequado para o produto, confira a lista abaixo:

Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-35% de essência, sua fixação dura entre 12 e 20 horas. É o mais “forte” da lista, indicado para uso noturno e em ocasiões mais especiais, sempre em pequena quantidade e locais estratégicos (pulsos e atrás das orelhas) para não tomar o ambiente, o que é inclusive falta de etiqueta.

Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.

- Eau de parfum (deo perfume): varia de 12-18% de essência, sua fixação varia entre 6 e 8 horas.

Eau de toilette : 08-10% de essência, sua fixação varia entre 4 e 6 horas.

Eau de cologne (deo colônia): 3-5%, baixa concentração de essências e pouca fixação. A deo colônia é a mais indicada para uso pós-banho, geralmente possui notas refrescantes que prolongam a sensação de frescor,  e por ser bem “fraquinha”, pode ser usada em todo o corpo.

http://www.hiperfashion.org/blog/2008/07/deo-colonia-eau-de-toilete-perfume-voce-sabe-qual-a-diferenca/

Notas de Cabeça (saída): São voláteis, duram alguns segundos e são a primeira impressão da fragrância.

Notas de Coração: São os próximos aromas a serem percebidos. E perduram até, no máximo, uma hora após serem aplicadas.

Notas de Fundo:
São as últimas percepções olfativas de um perfume. Sentidas após uma hora do uso e podem perdurar na pele até o dia seguinte, pois se fixaram na pele.


Notas de essências Femininas

Florais: Baseada nas flores, Ylang Ylang, jasmim, neroli de grasse (do eterno Chanel n° 5) e outras. Proporcionam graça, feminilidade e romantismo a uma fragrância. Geralmente notas de saída ou coração.

Frutais: Todas as frutas (exceto as cítricas). Dão um toque de modernidade à criação. Principalmente presentes nas notas de cabeça.

Cítricas: Notas leves e frescas (limão, bergamota, petitgrain - um tipo de laranja amarga…). Transmitem a sensação de juventude e refrescância ao perfume. São notas de cabeça.

Herbais: Remetem a sensação de frescor e natureza. Têm conotação de “folhas molhadas, cortadas”. Representam os campos e florestas. Geralmente saída ou coração.

Orientais: Essas notas são trabalhadas em combinações de Vanilla (baunilha) com musks, madeiras e especiarias (canela, cravo…). São envolventes e transmitem uma sensação de calor e um certo erotismo. São notas de fundo.

Amadeirados: As notas ‘chypradas’ misturam vários odores, como o de musgo que se forma no carvalho, de madeiras, cítricos, florais, nuances de couro e frutas. Tudo isso dá à criação uma sensação de riqueza e sensualidade. São notas de fundo.

Notas de essências Masculinas

Cítricas: Notas leves e frescas, relacionadas ao vigor e ao esporte. Notas de cabeça.

Lavanda: Baseada no cheiro da flor de lavanda, lembra tradição e natureza, e no Brasil é muito bem aceita também pelo nicho feminino.

Madeira: Presença de uma ou mais madeiras, como Cedro, Patchouli e Sândalo, que dão à fragrância uma forte masculinidade e elegância. Notas de fundo.

Aromático: Baseiam-se em combinações de várias ervas como alecrim, anis, menta, sálvia. Transmitem modernidade e refrescância ao perfume.

Família olfativa Fougère: É a família olfativa masculina mais tradicional. Combina a lavanda com cítrico, musgo e madeira. Transmite força. Notas de fundo.

Então você já sabe, quando ler no rótulo de um produto que o mesmo tem notas orientais já saberá que ele remete ao erotismo, e se estiver combinada com notas amadeiradas, podemos concluir que é, de certa forma, tratar-se de um perfume afrodisíaco.

http://www.dasmariasblog.com/post/3204/o-significado-das-notas-dos-perfumes-e-os-tipos-essencias-principais

 logão

 

 

topo